Hummm... cheirinho de café!
O café durante muito tempo foi o principal produto agrícola do Brasil. Ainda hoje é um produto bastante representativo na produção agrícola. O Brasil é o maior exportador de café do mundo!
O café é de origem Africana e foi trazido para o Brasil pelo Sargento-mor Francisco de Melo Palheta no início do século XVIII. Você nunca ouviu falar de café Palheta? Rapidamente o café espalhou-se pelas terras do Paraná, Minas gerais, Goiás e Rio de Janeiro.
Mas foi nas terras férteis de São Paulo (conhecido como 'terra roxa') que o café mostrou todo o seu potencial econômico. Já em meados do século XIX,o estado estava entre os primeiros produtores do país. Os "Barões do café", donos das grandes fazendas de café, além de deterem poderes econômicos, ocupavam cargos importantes na política brasileira. Pesquise sobre foi a política do "café com leite"?!
Durante muito tempo o nosso cafezinho ficou esquecido. Mas de dez para cá, os produtores se uniram e revitalizaram a bebida. O que antes não tinha muita opção, hoje conta com muitas variedades como: forte, suave, orgânico, torrado, moído, solúvel e etc. Além disto, surgiu uma quantidade enorme de cafeterias, revitalizando o hábito de tomar um cafezinho! Viva o nosso café conhecido e apreciado mundialmente!
Esse é um gostoso e explicativo texto, para pessoas apaixonadas por café como eu.
É sempre ótimo ter uma ótima referência com pessoas que tornaram o café um lema de vida, uma religião.
Acho que todo esse grande retorno do café a nosso quadro atual se deve a pessoas que nunca perderam a fé, que divulgaram, que cultivaram essa nossa simples tarefa diária que é viver e falar sobre o café.
Só posso agradecer aos dedicados cafeicultores que cuidam para que os melhores grãos sejam colhidos para que toda a população possa diariamente apreciar os mais deliciosos cafés.
Isso sem falar nos baristas, que tornam o ato de tomar café muito mais elegante, agradável e principalmente enchem os olhos de qualquer mortal sedento pelo combustível de todas as manhãs.
Mesmo aqueles que só curtem tomar o seu café diário, que seja feito na cafeteria, no coador de pano, na moka, encapsulado...Mais que ganham tempo sentam e começam o dia aromatizando sua casa, sua vida com um dos mais deliciosos perfumes.
Um muito obrigado a todos que participaram de minha formação, me tornando um conhecedor dessa bebida maravilhosa.
Valeu a todos os parceiros e a todas as empresas que colaboram por um café melhor a cada dia.
É maravilhoso poder divulgar, ensinar e degustar com pessoas tão diferentes que sempre tem algo a acrescentar.
A Segafredo, Nespresso, Pereira Villela, Italian Coffee, Lavazza, Spress Café, Casa do Barista, Pimenta Caiena Eventos, Armazém do Café é tantas outras empresas que prezam pela qualidade e apresentação do maior produto de nosso país. Um muito obrigado e ainda temos muito chão pela frente.
Não posso esquecer de meus amigos, irmãos e loucos por cafés, Brigadão por sempre brigarem por esse nosso mundo espetacular. Aos Baristas e amantes do café Sandro Moura, Fabio Mendes, Luciana Masson, Emerson Nascimento, Rafaela Nascimento, Fabiana Mendes, Day Meirelles, Emilio Rodrigues, Marcelo Almeida, Johnny Cavalcanti entre tantos outros...É muita loucura junta.
Para finalizar vou postar uma deliciosa receita da sempre presente e maravilhosa Rota Pioneira do Norte Paranaense.
Vamos com uma bem facinha e ótima para comemorações.
Brigadeiro de café
1 lata de leite condensado.
60 ml de café de boa qualidade. (utilizem o tradicional, espresso, encapsulado ou saché)
Junte tudo em fogo brando e mecha sem parar até ficar em ponto de doce.
Depois é só enrolar.
Fica espetacular,delicioso, aromático.
Experimentem concerteza não vão se arrepender.
Muito obrigado a todos e curtam o dia de hoje e os demais também.