quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Jornal A Folha de Londrina


Variações de um clássicoImprimir
Puro, com leite, quente, morno, frio, com sorvete, de manhã, à tarde ou à noite; não existe companheiro gastronômico mais familiar na rotina diária de todo brasileiro do que o cafezinho...
Até pouco tempo consumido apenas puro, o café se mostra ótima base para bebidas das mais exóticas
Puro, com leite, quente, morno, frio, com sorvete, de manhã, à tarde ou à noite; não existe companheiro gastronômico mais familiar na rotina diária de todo brasileiro do que o cafezinho, que revela a cada dia novos sabores e receitas especiais, feitas para agradar todo tipo de paladar.
 
Celebridade nacional desde o começo de sua trajetória no Brasil, em 1727, a primeira muda de café foi importada - ilegalmente - de nossos vizinhos da Guiana Francesa para o estado do Pará. Em pouco tempo, a bebida começou a adquirir importância econômica e uma imensa peregrinação dos seus grãos começou a se concretizar pelas lavouras do Maranhão, da Bahia, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Paraná e de Minas Gerais. Em uma região ainda pouco explorada do Norte do Paraná, o cultivo das mudas de café atingiu proporções astronômicas no ano de 1940. Com o crescimento dos cafezais favorecido pela terra roxa e fértil, a região sofreu um impacto econômico e social sem precedentes, que moldou a vida e a importância do atual Norte Pioneiro.
 
Mais do que uma simples bebida, nossa própria história - como brasileiros, paranaenses e londrinenses - é permeada pelo aroma e pelo sabor agradável do café, que sempre serviu de combustível para a expansão e o desenvolvimento. ''Resgatar tudo isto é uma experiência muito gratificante'', afirma Sérgio Garcia Ozório, consultor do Sebrae no Paraná e um dos idealizadores do projeto ''A Rota do Café'', que surgiu em 2007 para relembrar a identidade cultural do Norte Pioneiro, guiada pela produção do café. ''O projeto envolve a história, a cultura e a gastronomia de toda a região e é um gerador de emprego e de riqueza'', aponta Ozório. Hoje, a ''Rota'' atravessa 17 cidades e tem 50 atrativos divididos em quatro categorias: Turismo Rural, Meio de Hospedagem e Lazer, Gastronomia e Agronegócio. Em Londrina, existem 10 atrações turísticas aprovadas pelo Sebrae. ''Estamos conseguindo traçar um caminho muito interessante, aproveitando o potencial turístico da região'', completa, relembrando que várias atrações da ''Rota'' também fazem parte do Festival Gastronômico de Londrina, que começa na semana que vem.
 
Para celebrar e inovar com o sabor da popular bebida, os baristas cariocas Fábio Mendes e Sandro Moura foram convidados para ministrar a 2 edição do curso ''Gastronomia com Café'', promovido no mês de julho pelo Sebrae em parceria com a Abrasel e a Unopar (Universidade Norte do Paraná). Os baristas ensinaram a preparar salgados, doces e drinques diferentes utilizando o café como ponto de partida. ''Algumas das receitas foram pesquisadas e modificadas, e outras são originais, e foram criadas no decorrer do curso'', explica Fábio Mendes, que teve a cidade de Londrina como inspiração para a receita batizada de ''Rota do Café''. ''Eu busquei criar um tom avermelhado na bebida, para combinar com a terra de Londrina. É um drinque pé-vermelho original'', brinca. A homenagem se traduz em um delicioso contraste de café quente, sorvete e morango, com um toque sutil de raspas de chocolate.
 
Outra receita simples e saborosa - que adquire contornos especiais se forem utilizados grãos de alta qualidade - é a do café ''Mocha'', servido quente em uma xícara grande, misturado com leite vaporizado e acompanhado por uma borda generosa de chocolate amargo. Uma delícia irresistível. Que tal um cafezinho?
 
Serviço
 
Algumas casas especializadas em Londrina que fazem parte da Rota do Café, e que possuem grãos especiais: o Café Dual (Avenida Ayrton Senna da Silva, 555, Edifício Torre Montello), o Empório Araça (Rua Professor João Cândido, 941) e a cafeteria O Armazém (Rua Goiás, 1.520, loja 12). Mais informações sobre a Rota do Café através do site www.rotadocafé.tur.br ou do telefone (43) 3373-8034.
 
Mo­cha
 
In­gre­dien­tes: uma co­lher de so­pa de ca­cau em pó sem açú­car / 50ml de lei­te mor­no / 200ml de ca­fé ex­pres­so / 30ml de lei­te va­po­ri­za­do.
 
Mo­do de pre­pa­ro: Mis­tu­re o lei­te mor­no com o ca­cau em pó até for­mar um cre­me den­so. Fa­ça o ca­fé ex­pres­so e mis­tu­re com o lei­te va­po­ri­za­do. Con­tor­ne a bor­da da xí­ca­ra com o cre­me de ca­cau e sir­va.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário