segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Latte Art

Queridos Amigos, como estão?

Espero que todos tenham tido umas festas maravilhosas, com muito amor, carinho e também não pode faltar presentes e muita comida...rsrs...

Hoje, depois de umas férias merecidas decidi mostrar para vocês um linda arte que é adorada pelos Baristas e admiradas por todos que são apaixonados pelos melhores cafés. O nosso tão famoso Latte Art.


Latte art ou coffee art são termos que se referem às figuras feitas, por um barista, na superfície de bebidas feitas à base de café expresso. Estas figuras são, geralmente, feitas utilizando-se um dos dois métodos existentes, ou, algumas vezes, combinando-os.
O primeiro método é a manipulação do fluxo de leite de uma jarra para dentro do café expresso (conhecido como "free pour latte art"). O segundo consiste em desenhar as figuras com uma ferramenta (conhecida como etching - gravador, marcador), utilizando-se um estêncil, pó e espuma de leite. A Latte art é mais comumente feita em latte (bebida feita de leite ou chocolate, com bastante espuma), apesar de também ser feita em cappuccinocaffe mocha (também conhecido como mocaccino), ou mesmo em espresso macchiato (manchado - bebida feita de café com um leve toque de leite ou espuma de leite).
Como a popularidade das bebidas feitas em espresso tem aumentado, a arte de desenhar em café também tem crescido. Com o crescimento da popularidade da latte art, algumas competições têm aparecido, ao redor do mundo, para que os baristas possam mostrar suas habilidades.
A Latte art é considerada, por muitos consumidores de café, o toque final, a coroação de uma primorosa bebida feita à base de espresso. Em função de seu impacto visual e a crescente importância da latte art nos Cafes pelo mundo, há uma preocupação de nunca deixar osabor ficar em segundo plano. Nas competições e reuniões de baristas, os praticantes da latte art são sempre encorajados a priorizarem a atenção à qualidade do espresso e do leite, antes de pensarem em como será feita a arte visual.







Latte Art por Sandro Moura







Latte Art por Fabio Mendes

Espero que tenham gostado um pouco dessa arte tão valorizada nesse gigante mundo do café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário