sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Rota Pioneira do Café do Norte Paranaense








Amantes da culinária do Norte Pioneiro aprendem a utilizar café na gastronomia


Além de desvendar os aspectos ambientais, históricos e culturais da cafeicultura do norte paranaense, o visitante da Rota do Café poderá, a partir de agora, vivenciar com mais intensidade o sabor do café combinado com gastronomia. Como forma de incentivar o uso do café na culinária, a coordenação da Rota, convidou dois especialistas cariocas para ministrar em Londrina o treinamento “Gastronomia com Café”, de 19 a 23 de julho.
A Rota do Café envolve os municípios de Londrina, Arapongas, Rolândia, Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Assaí, Santa Mariana, Bandeirantes, Cambará, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Tomazina e Ibaiti. Ao todo são 34 atrativos que abrangem fazendas produtoras atuais ou passadas de café, estâncias ecológicas, cafeterias, corretora de café, restaurantes, vinícolas, casas de artesanato, pousadas, museus, teatro, agroindústrias familiares, cachaçaria, torrefadoras, entre outros.
A Rota do Café é resultado do Projeto Turismo Norte Paranaense, iniciado em 2007 pelo Sebrae/PR, e atende aos objetivos do macroprograma de regionalização do turismo, uma política do Ministério do Turismo. O projeto objetiva estimular o aumento do fluxo de turistas na região norte do Estado, promover a melhoria da competitividade e da sustentabilidade dos empreendimentos, contribuir para o desenvolvimento regional e incentivar o empreendedorismo.
As aulas acontecem até esta sexta-feira, dia 23, no laboratório de culinária da Universidade do Norte do Paraná (Unopar). O treinamento “Gastronomia com Café” é uma promoção do Sebrae/PR em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel Regional Londrina.
Os participantes formam um grupo distinto. São proprietários de restaurantes, cafeterias, propriedades rurais e pousadas, estudantes e professores de Turismo e Gastronomia que estão sendo habilitados para montar um cardápio completo à base de café, com entradas, pratos principais e sobremesas.
As receitas preparadas durante a capacitação foram desenvolvidas e estão sendo ensinadas por Fábio Mendes, tecnólogo em gastronomia, empresário, barista e administrador da Casa do Barista e Alessandro Moura, consultor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Casa do Barista.
O chefe Fábio Mendes destaca que o café é um ingrediente que combina bem com alimentos como chocolate, frutas cítricas, peixes, aves, filé bovino e bebidas como vinhos e conhaques. Ele conta que a variedade de receitas surgiu quando decidiu substituir o uso do café convencional na culinária pelo café especial ou gourmet. “Venho desenvolvendo receitas à base de café faz algum tempo. O filé de cação foi o primeiro prato que testei. As receitas levam o café expresso, já pronto para o consumo. É importante que a bebida seja preparada um pouco antes de ser utilizada, pois a partir de meia hora após o preparo, começa a perder suas propriedades”, assinala.
Fábio Mendes nunca havia provado o café produzido no norte pioneiro do Paraná e ficou surpreso com a qualidade e propriedades dos grãos. “Trouxe cafés de outras regiões para utilizar no curso, mas optei por testar o café do norte pioneiro e me surpreendi. O café é de alta qualidade e sabor incrível. Os grãos têm excelentes pontos de torra e deixam os pratos ainda mais especiais. É diferente de tudo que já usei. Gostei muito do resultado e recomendo. Vale muito à pena testá-lo em receitas”, aconselhou.
O consultor do Sebrae/PR em Londrina e gestor do projeto de turismo na região, Sérgio Garcia Ozório, conta que os membros da Rota do Café estudam a criação de um Festival Gastronômico do Café. Segundo ele, a proposta do treinamento é inserir a gastronomia como opção associada à temática café e despertar o interesse de associação dos empreendimentos do meio urbano.
“Essa é mais uma ação para fortalecer a identidade regional. Artesanato, cultura e gastronomia são temas que complementam os atrativos da Rota do Café. O treinamento proporciona oportunidade de aprendizado e troca de experiências. A ideia é que os participantes incorporem o café em seus cardápios e entendam as possibilidades de combinação da bebida a outros ingredientes, implementando suas receitas”, frisa o consultor.
O cardápio apresentado no treinamento “Gastronomia com Café” reuniu os seguintes pratos de entradas: Terrine de Ricota e Espinafre ao Cappuccino, Ensalada de Caramelis Arábica, Salada de Queijo Feta com Peras Caramelizadas e Emulsão de Café e Vou-al-vent de Fungi Portini ao Coffea.
Pratos principais : Risoto de cappuccino e cogumelo paris,Cação Expresso Assado com Purê de Batata Baroa ao Café, Filé Mignon ao Vinho do Porto e Coffea.
Sobremesas: Alfajor Recheado com Café, Petit Gateau de Cappuccino com Couli de Kiwi, Pudim de Cappuccino ao Espumante, Frutas da Estação ao Sabayone de Café.
A Rota do Café envolve os municípios de Londrina, Arapongas, Rolândia, Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Assaí, Santa Mariana, Bandeirantes, Cambará, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Tomazina e Ibaiti. Ao todo são 34 atrativos que abrangem fazendas produtoras atuais ou passadas de café, estâncias ecológicas, cafeterias, corretora de café, restaurantes, vinícolas, casas de artesanato, pousadas, museus, teatro, agroindústrias familiares, cachaçaria, torrefadoras, entre outros.
O grande número de atrativos reunidos na Rota do Café permite que sejam desenvolvidos diferentes roteiros para atender públicos variados. Diretamente, a Rota do Café beneficia mais de 200 pessoas, entre empresários, produtores rurais, familiares, artesões, dançarinos e produtores culturais.
Em Londrina, as agências de viagens, Bella Vista Turismo, Redon do Brasil, Terra Nova Turismo e TNT Agricultural Tours, são especializadas na comercialização de pacotes para a Rota do Café. Essas agências são credenciadas ao Projeto de Turismo Norte Paranaense – Sebrae/PR e estão aptas a atender os turistas de todo o Brasil. O site da Rota do Café, www.rotadocafe.tur.br , traz informações detalhadas sobre cada um dos atrativos.
Fonte: Assessoria



Nenhum comentário:

Postar um comentário